sexta-feira, abril 07, 2006

É proibido fumar....


Foi anunciado o anteprojecto de diploma da nova lei anti-tabaco que prevê não só a inclusão de imagens chocantes nos maços de tabaco como o aumento da idade "legal" para fumar para os 18 anos e tambem a proibição de fumar em locais como restaurantes, cafés, bares e discotecas.

Ora como ex-fumadora e filha de proprietários de um café sinto assim como que uma enorme vontade de mandar estes srs a um sitio. mas vamos por partes:

-não consigo conceber a lógica de aos 16 anos poder apanhar uma bruta de uma bebadeira que me pode por em coma alcoolico mas não posso fumar um cigarro... (mas pronto ok esta nem é a pior de todas)

-não me parece que umas fotos de uns pulmões pretos vão dissuadir o bom do Portuga de fumar um cigarrinho... na minha opinião é só mais uma mariquice que não só vai encarecer a produção dos maços como é facilmente tapada com uma cigarreira bonitinha e ás cores.

-Neste momento em que o pais está em crise garanto-vos que um dos sectores onde isso mais se nota é na restauração, cafés e afins... ora sendo nós um povo que até tem por hábito cultural o cafézinho a qualquer hora do dia, as noites no café ou no bar com os amigos e as noitadas nas discotecas parece-me que este sector vá ser mais uma vez o mais prejudicado com estas medidas. Nestes casos em particular a legislação prevê que locais com mais de 100m2 possam ter um espaço para fumadores.... ora não só estamos a prejudicar os mais pequenos (como sempre) como a história de zona de fumadores/zona de não fumadores sempre me pareceu ridicula... ora estão á espera que o fumo fique estático e não passe a fronteira para a zona de não fumadores? ou vão meter os fumadores dentro de jaulas de vidro feito animais?????

Os não fumadores defendem que têm o direito a frequentar ambientes livres de fumo e que se as pessoas querem fumar que o façam em casa... Meus senhores, os fumadores tambem têm direito á vida ou será que uns são mais que os outros e por conseguinte têm mais direitos???? Como alguem já disse e muito bem "a minha liberdade termina onde começa a liberdade do outro" e isto meus amigos é válido para os dois lados da Barricada.

Dá-me ainda mais vontade de rir quando se usam argumentos como o facto de os fumadores serem mais propicios a certos tipos de doenças pelo que gastam recursos valiosos ao nivel da sáude. Ora pois bem.... para quem vai grande parte das receitas do tabaco????? para o estado pois claro. Sendo assim não estarão os fumadores de certa maneira a pagar mais impostos do que os não fumadores??? e será que se não houvesse a industria do tabaco não pagariamos todos mais impostos para culmatar essa falta de receita nos cofres do estado????

Senhores governantes não se deve cuspir no prato em que se come e a meu ver é isso mesmo que estão a fazer. Não só vão criar grandes dificuldades para os cafés, bares e discotecas mais pequenos como se alcançarem o objectivo de erradicar os fumadores vão perder uma graaandeeee receita que tanta falta vos faz.

Srs. Não Fumadores: sim, temos direitos; mas não temos o direito de retirar os direitos dos outros. O fumo passivo mata? sim mata mas o fumo dos carros tambem e eu ainda n vi ninguem dizer que não se pode conduzir em locais públicos....

4 comentários:

marta cs disse...

Olha, olha!

Este é precisamente o mesmo tema do meu post de hoje! :)

Lá expresso a minha opinião...

Anónimo disse...

Eu preocupa-me mais saber se, caso os portugueses deixem de fumar, qual é o imposto que eles vão inventar para compensar as percas que vão ter nos cofres do estado.

Undisclosed Recipient disse...

Amiga,
Desde já te digo que respeito muito a tua opinião, até porque raramente falas sem fundamentar o que dizes e isso é uma grande virtude. Mas, falando do outro lado da barricada, como não fumadora, eu sinto-me totalmente violentada pelo fumo dos outros. Eu não imponho nenhum dos meus hábitos a ninguém por isso não admito que me façam fumar quando eu escolhi conscientemente não o fazer; e tenho por experiência que não é fácil pedir a uma pessoa para apagar o cigarro quando te está a incomodar. Não sei se sou totalmente a favor das proibições, até porque li o teu post com atenção e concordo com algumas coisas. Mas é detestável sair de uma discoteca a cheirar a lareira ou estar num bar e só te cheirar a alcatrão. O argumento do fumo dos carros é aquilo com o qual não concordo… conduzir é um mal necessário, fumar não passa de um vício. Não são coisas comparáveis, sabes?
Para ti um beijo, um queijo e coisas saudáveis.

Raquel disse...

"Srs. Não Fumadores: sim, temos direitos; mas não temos o direito de retirar os direitos dos outros."

Grande contradição... a liberdade de uns acaba onde começa a dos outros, mas não temos o direito de lhes retirar direitos. Pois a mim retiram-me o direito a respirar em paz de cada vez que tenho de sair de um bar porque já não aguento mais com o fumo!! Retiram-me o direito à minha saúde cada vez que me impõem os cigarros deles. Acho anedótico uma não fumadora ter semelhante opinião. Se acha tão positivo como não fumadora estar a levar com o fumo dos outros quando sai, porque é que não continua a fumar? Já para não falar nos donos dos cafés que deviam era estar contentes por não serem obrigados a perder anos de vida por respirarem constantemente o fumo dos outros. Em muitos países com climas bem mais frios do que os nossos as coisas já funcionam assim, e se inicialmente há uma quebra com certeza que as pessoas se habituam e voltam a sair. No fim ganhamos todos saúde, fumadores e não fumadores e não há nada mais valioso do que isso.

Quanto às imagens nos maços de tabaco... se servirem para dissuadir um miúdo de fumar, então já valeram a pena.